O relógio medieval de Praga,muito além das horas.
- 22. 1. 2016
- Minut čtení: 3
O relógio medieval de Praga, muito além das horas
Passeando pelo centro da Praga Histórica, na praça principal da Cidade Velha (Staromestke Namésti) não há como não ver uma pequena multidão de turistas, olhando para o relógio, aguardando o momento em que se completa uma hora exata. Sempre que eu estou por lá no centro histórico vejo como está o meu horóscopo :)
O que impressiona é a complexidade do seu mecanismo e de tudo o que nele está contido. O relógio Medieval de Praga, bem como todo o centro histórico onde ele se situa, são tombados como patrimônio e herança cultural da humanidade.E não é para menos.
Em 1410, foi montada a Esfera Astronômica a parte mais complexa do relógio, onde lemos horários diferentes. Muito mais que as horas o relógio mostra:
Um horário que era usado na alta idade média (circulo extremo negro aonde os números são algarismos góticos).
O horário contemporâneo em algarismos romanos (na cor azul da esfera).
O horário usado na Babilônia (baseado nos ciclo solar).
O horário segundo um ciclo estelar.
Mostra os horários do nascer e do por do Sol.
Mostra a fase dos signos do zodiaco.
O círculo menor apresenta os doze signos do zodíaco, assim vejo se a posição do meu signo está ascendente ou descendente - o que é mostrado pela cor azul ou negra. Sinto, até uma emoção ao saber que há mais de seicentos anos o relógio já mostrava isso tudo!
Quando o relógio completa uma hora cheia do horário contemporâneo acontece um pequeno “show” para anunciar a mudança da hora.
Primeiro, a estátua que representa a morte, vira sua ampulheta do tempo (fica do lado esquerdo da esfera principal)
A seguir, abrem-se as portinholas na parte superior por onde desfilam os doze apóstolos.
No verão, na parte superior da torre, ouvimos o toque da corneta
E atualmente,ainda o cantar do galo(estátua a qual está imediatamente acima do relógio)
Na visita ao relógio, preste atenção, você verá as duas hastes, onde temos o símbolo do sol e da lua e por intermédio de sua posição e movimentação sabemos se o horário é diurno (cor azul ) ou noturno (cor negra). A cor vermelha mostra o nascimento e o por do sol, com as palavras ali escritas AURORA e CREPUSCULUM. Um fato histórico relevante é que nessa época os conhecimentos de astronomia eram veementemente renegados pela igreja católica, Galileu que o diga! E olha que ele nasceu mais de 100 anos depois do relógio ainda por cima!!
Ainda em 1400 o relógio foi acrescido pelas estátuas laterais, representando características inerentes ao ser humano. Do lado esquerdo, as estátuas representam a vaidade, a avareza, a filosofia e o Arcanjo Gabriel. Do lado direito - a morte, a riqueza, o astrônomo e a escrita.
Uma curiosidade é que os tchecos comemoram dois aniversários - o dia em que você nasceu e o dia de seu nome! Baseado nisso, em 1850, um dos maiores pintores tchecos da época, Josef Manes, criou o fascinante calendário que é uma esfera logo abaixo do relógio. Essa esfera gira lentamente para cada dia do ano, mostra os nomes próprios alusivos ao dia, os feriados santos, e em desenhos figurativos e criativos, apresenta as carcterísticas de cada época do ano.
O relógio de Praga, foi elaborado e montado na torre que faz parte do complexo da primeira prefeitura de Praga, no ano de 1338, quando Praga era a terceira maior cidade da Europa, e o reino da Bohemia um dos maiores da Europa com terras que iam da Polônia, Alemanha, Austria até Hungria e parte do norte da Itália. A prefeitura é aberta ao público e vale a visita. Lá dentro você verá o mecanismo do relógio, ficar mais perto das estátuas dos doze apóstolos do relógio, conhecer a maravilhosa capela da mesma época como também ir ao alto da torre, aonde você poderá apreciar, a paisagem e a riqueza da arquitetura tcheca.

Comments