Histórico e Fascinante Castelo de Praga
- 18. 1. 2016
- Minut čtení: 3

Muito mais que um castelo, pense num complexo “lúdico-histórico-arquitetonico”, ou seja, num mesmo lugar diferentes construções, de diferentes épocas e com várias atividades para ver e sentir a história da Europa Central, assim é o castelo de Praga. Esse complexo ocupa um área de 7.28ha, com uma história que começa no século IX. A primeira igreja ali construída foi em 883 D.C. e você pode ver as ruínas lá!
O castelo de Praga é considerado como o castelo mais antigo do mundo em funcionamento pois ainda hoje recebe atividades oficiais dos presidentes da República Tcheca.
Ao chegar lá, você começa sentir a fascinante história medieval de Praga e da Europa. O Castelo de Praga, foi durante a sua história, palco de coroações de reis, sofreu invasões de outras nações, tomado por revoltas políticas, inclusive na Segunda Guerra Mundial, quando a Tchecoslováquia se tornou protetorado de Hitler.
Podemos dividir o castelo em três pátios principais - onde se concentram suas atrações históricas. Esses pátios são contornados pelos edifícios que fazem parte das recepções diplomáticas e residência do presidente da República, dando ao castelo a sua aparência homogênea e contínua. Aparencia essa idealizada e realizada por volta de 1700.
Logo no primeiro pátio temos a Capela SV Krize, exclusiva para uso particular do presidente, na qual estão expostas as relíquias riquíssimas da Catedral de Praga, o que vale uma visita.
Continue seu caminho para o segundo pátio. Você vai se deparar com a maravilhosa Catedral de S.Vito - iniciada em 1344 ,com uma monumental arquitetura barroca, algo que impressiona tanto interna como externa, essa Catedral você TEM QUE VISITAR!!
Ainda nesse pátio, visite o Museu do Castelo, situado onde era primeira moradia dos reis e também não deixe de visitar Sala Vladislav - construída no ano de 1500, com 62m. de comprimento e 16m. de altura, já representando o Renascimento. Por lá aconteciam várias festividades dos reis de então. Ah! Lembre que naquela época as fronteiras do reino eram muito maiores que a atual Republica Tcheca.
Logo, no terceiro pátio temos a Basílica de Sv Jiri, construida por volta de 917, é a segunda igreja em toda República Tcheca. Construção que mantém suas características góticas, nela estão enterrados importantes personagens da história tcheca. Também um local especial que tem que ser visitado.
Ainda podemos visitar os palácios que pertenceram à alta nobreza e que apresentam concertos e exposições; as torres que faziam parte da muralha do castelo, os jardins do castelo abertos no verão e primavera.
Ainda dentro do castelo, temos uma das mais conhecidas atrações do Castelo: a chamada “Ruazinha do Ouro” (Zlata Ulicka). São casinhas medievais, restauradas e servindo como lojinhas de souvenirs - assim você pode sentir como se vivia durante a antiga Idade Média. TEM QUE VISITAR!!!
Chegasse ao castelo de bonde, de metrô, ou a pé obviamente. Por exemplo, vindo da ponte Carlos IV, numa caminhada super interessante, pelas ruas que mantem muito da arquitetura histórica tão característica de Praga.
Do alto desse complexo, tanto na entrada, como na saída, podemos apreciar a paisagem de toda a histórica Praga, suas inúmeras torres e igrejas, o rio Vltava e suas pontes, admirar a tão diferente e interessante arquitetura das casas e edifícios o que faz sentir a atmosfera especial de Praga, faz sentir que você está vivendo essa incrível história.
Cartão postal de Praga, situado no alto da montanha, paisagem mais fotografada de toda a República Tcheca e também da Europa Central. Um lugar especial com muitas atrações e que TEM QUE SER VISITADO!!

Comments